Imprimir

Sobre o Agrupamento

Escrito por AE Dr. Mário Fonseca ligado . Publicado em Informativo

  • O Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, Nogueira, localiza-se no concelho de Lousada e integra dois jardins-de-infância (Uchas em Aveleda e Lagoa em Nogueira), cinco Centros Escolares (Carmo, Sousela, S. Miguel, Lustosa e Mós) a EB de Mourinho, a Escola Básica e Secundaria de Lousada Norte, Lustosa e a Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira - (escola-sede) que também integra o 1º ciclo de escolaridade. Os edifícios de todos os estabelecimentos escolares encontram-se em boas condições de conservação quer a nível de instalações, quer a nível de equipamentos. Foram realizadas obras de requalificação no edifício da EBS Lousada Norte tornando a escola acolhedora e com uma biblioteca maior para estimular e motivas os alunos e contribuir para melhores aprendizagens. Este ano letivo o número de alunos no agrupamento é de 1683. Frequentam o pré́-escolar aproximadamente 13,0% dos alunos, o 1º ciclo 27,0% e 2º ciclo, 3º ciclo e o secundário 60%.

    O agrupamento contempla, na sua oferta formativa dois cursos profissionais: Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico Auxiliar de Saúde. Este ano letivo para abranger um leque mais interessante de cursos oferecemos ainda o curso de Técnico de Apoio Familiar e à Comunidade e Técnico de Comunicação e Serviço Digital. Dos alunos do ensino secundário 48,09% frequentam cursos profissionais.

    Para completar a nossa oferta de serviço à comunidade criamos o Centro Qualifica que tem prestado um serviço de elevada qualidade à população que serve o agrupamento com certificados de 9.o e 12.o anos a funcionários e população em geral.

    A educação e o ensino são assegurados por 160 docentes, maioritariamente dos Quadro de Agrupamento (QA) e Quadro de Zona Pedagógica (QZP), com mais de 10 anos de serviço e 96 funcionários não docentes.

    No que concerne à necessidade de apoios socioeducativos, um número significativo de alunos usufrui, através da Ação Social Escolar (ASE) de subsídios A e B. Os alunos da educação pré́-escolar e primeiro ciclo usufruem de subsídios suportados pela autarquia. O número de alunos a beneficiar desse subsídio tem diminuído. Em casos particulares de famílias carenciadas, a gestão do bufete garante o apoio a alunos nos lanches da manhã e da tarde.

    Atendendo ao meio envolvente e a casos de famílias desestruturadas, mantemos parcerias muito importantes, designadamente com a CPCJ, a Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Tribunal (EMAT), os serviços de psicologia, a equipa da saúde escolar, a Escola Segura, entre outras, que ajudam a encontrar soluções. Para estimular o envolvimento dos alunos na vida escolar, a Diretora e o conselho pedagógico criaram o Conselho Consultivo de Alunos que veio dar mais ênfase às habituais reuniões com os delegados e subdelegados de turma, pelo menos uma vez por período. Este conselho tem como objetivo uma maior intervenção dos alunos na escola com direitos bem determinados de exporem as suas propostas. Os alunos são implicados no conhecimento dos valores esperados ao nível do seu desempenho, de modo a melhorar o seu sucesso.

    O Agrupamento veicula a informação dos critérios de avaliação de cada disciplina aos alunos e Encarregados de Educação (EE). A educação para a cidadania e para os valores são aspetos que o Agrupamento promove, estando bem evidenciados na Missão do Agrupamento patente no Projeto Educativo.

  • Educar, integrar e formar para a cidadania todos os alunos dotando-os dos valores que caracterizam uma cidadania ativa, interventiva e crítica consciente do papel social do indivíduo.

    As escolas e jardins do agrupamento vivenciam uma dinâmica comum na qual se valorizam os princípios da moral, educação, civismo, proatividade e empreendedorismo.

    A Escola faz a diferença no seio da sua comunidade educativa, envolvendo-a, minimizando o distanciamento real existente relativamente aos meios privilegiados e favorecidos da sociedade.

    A Escola aproxima a realidade concreta da realidade desejável que queremos para os nossos alunos.

    Esta é a nossa Missão!

     

  • Atingir a máxima qualidade do serviço educativo prestado pelas escolas e jardins do agrupamento.

    Uma ESCOLA inclusiva, exigente, que fomenta um clima de trabalho tranquilo, responsável e promotor de aprendizagens de forma apelativa, eficiente e eficaz.

    Objetivos Gerais

    - Mobilizar a organização para a qualidade, garantindo:

    • Empenho máximo das coordenações de topo, intermédias, docentes e funcionários;
    • Vontade de melhorar a organização;
    • Defesa da missão e dos resultados que se pretendem alcançar;
    • Máximo rigor e honestidade no desempenho de cada função;
    • Vasta divulgação, dentro da organização (escolas e jardins), dos objetivos e vantagens da implementação do recurso à autoavaliação de forma sistemática.

     

     

  • O médico Dr. Mário Fonseca (Lousada, 26 de fevereiro de 1954 - 3 de setembro de 2012), é o patrono do nosso agrupamento.

    A proposta de designar o Dr. Mário Fonseca como patrono do agrupamento, partiu da Direção, presidida pela Dra. Ernestina Sousa, e obteve o acolhimento do Conselho Pedagógico, Conselho Geral, Conselho Municipal da Educação e do Ministério da Educação e Ciência.

    A apresentação pública da designação decorreu no dia 27 de fevereiro de 2015 (um diaapós a data em que o Dr. Mário Fonseca completaria 61 anos), no Auditório do Centro Paroquial de Sousela, com a realização do espetáculo “Contrastes”, durante o qual lhe foi prestada uma homenagem.

    A Diretora, Ernestina Sousa defendeu que o patrono corporiza o principal objetivo doProjetoEducativo, “educar, integrar e formar para a cidadania todos os alunos dotando-os dos valores que caraterizam uma cidadania ativa, interventiva e crítica consciente do papel social do indivíduo”.

    Referiu, igualmente, que, pela sua participação cívica, política cultural, social e profissional, afirma-se como uma das personalidades mais proeminentes da História de Lousada.

    Licenciado em Medicina, devotou-se à profissão num espírito de sacerdócio, acompanhando os pacientes de forma permanente e interessada, sobretudo junto dos mais desfavorecidos, aos quais não cobrava quaisquer honorários e os ajudava a minorar outras dificuldades, sendo, por isso, reconhecido como “Médico do Povo”.

    Foi Deputado Municipal e Presidente da Assembleia Municipal de Lousada durante 22 anos. Foi atleta, dirigente da Secção Juvenil, Presidente da Direção e Presidente da Assembleia Geral - que exerceu durante cerca de 20 anos - da Associação Desportiva de Lousada.

    Desempenhou, também, os cargos de Presidente da Assembleia Geral da Associação de Cultura Musical, do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e diretor da Assembleia Recreativa e Desportiva Lousadense.

    Para além de professor no extinto Colégio Eça de Queirós, contribuindo para a formação humana e académica de muitos jovens, que, ainda hoje, testemunham o seu saber e a sua competência, foi o primeiro diretor do jornal TVS - “Terras do Vale do Sousa” -, e cronista do “Jornal de Lousada.

    A Diretora, Ernestina Sousa considera que “integrar o Dr. Mário Fonseca como patrono da EBS de Nogueira e do Agrupamento de Lousada Norte representa o reconhecimento público de um percurso de vida orientado para a valorização da nossa comunidade e um exemplo para as gerações futuras de entrega e humanismo em favor da causa coletiva, valores que a escola deve, permanentemente, promover”.

    Constitui, também, uma homenagem de gratidão perante um cidadão que sentia o orgulho da sua terra, de que tão incansavelmente se orgulhava e tão devotadamente engrandeceu”.